Colégio Mafrense representará Mafra no Programa Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de SC

31 de maio de 2014

Nos dias 27 a 29 deste mês, cinco alunos do Colégio Mafrense, representarão Mafra na 17ª edição do Programa Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
 
Os alunos Bruno G. Fischer, Beatriz Peruzzolo Boldori, Guilherme R. Karnikowski, Mayara Witt e Fernanda Schütz Gislon, do 1º e 2º ano do ensino médio, orientados pela professora Claudia Maria Buss, apresentarão dois projetos, escolhidos tendo em vista as principais necessidades de Mafra e da comunidade: instalação de placas sinalizadoras nas rotas de turismo do Estado de Santa Catarina e a criação de um programa de capacitação em artesanato para pessoas com deficiência intelectual no Estado de Santa Catarina.
 
Os temas serão apresentados na plenária pela aluna Mayara que será a líder da bancada do Partido do Desenvolvimento do Planalto Norte.
 
O Programa Parlamento Jovem Catarinense, ocorre duas vezes ao ano e nesta edição o Colégio Mafrense concorreu com mais 8 escolas de todo o estado, sendo a única escola de Mafra nesta edição, esta é a terceira vez que a cidade participa. O Parlamento Jovem é formado por no máximo 40 deputados estudantes eleitos, que durante os três dias de Legislatura, terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre política, democracia e vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinense.
 
Projetos:
 
Capacitação em artesanato para pessoas com deficiência intelectual: trata-se de projeto Bonecas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma experiência social com vistas ao cooperativismo social. O trabalho foi iniciado em 2013, com a capacitação no curso de auxiliar de costura, através do Pronatec, que atualmente conta com 20 alunos. Tem por objetivo possibilitar trabalho em renda através de três etapas: capacitação, preparação técnica e aperfeiçoamento, em 2014; debater a gestão e cooperativismo, em 2015 e em 2016 logística e legalização da cooperativa.
 
Sinalização das rotas de Turismo Rural: As comunidades envolvidas na rota turística e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) solicitam sinalização em duas rotas a Rota 1: Campo da Lança, Vila Ruthes e Campina do Espigão; Rota 2: Butiá do Bráz, Augusta Vitória e Rio do Cedro.
 
Segundo a professora Claudia, os Deputados Mirins já obtiveram uma resposta positiva, de que os projetos serão usados como modelo para o estado. Coloca também que, “a participação neste programa é uma experiência única, que despertará uma atitude cidadã nos alunos e esperamos que repassem esta experiência e motivem os outros adolescentes”.
 
A participação destes jovens revela a qualidade e comprometimento com que os alunos do Colégio Mafrense realizam suas atividades, sempre buscando desenvolver habilidades e competências para um aprender permanente e uma educação focada nos valores humanos.
 
 
parlamento_jovem_mafrense

Junte-se a discussão!