Alunos do Colégio Mafrense recebem noções de Educação Ambiental
31 de maio de 2014
O professor Cesar Moreira Paes e o Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da UnC campus Mafra, Anderson Odon Pereira realizaram no dia 15 deste mês, uma palestra sobre educação ambiental para os alunos do 4º ano do Colégio Mafrense Júnior, no Centro Paleontológico da UnC – Cenpaleo.
A atividade buscou conscientizar os alunos a participarem do monitoramento de fauna silvestre visando reduzir o índice de animais atropelados na rodovia federal BR-116.
Através do convênio firmado com a Autopista Planalto Sul, a Universidade do Contestado recebeu a doação das carcaças dos animais silvestres atropelados e coletados na rodovia BR-116, que foram taxidermizados para formação da coleção científica que faz parte do acervo científico do Cenpaleo.
Durante a explicação foram apresentados aos alunos alguns animais silvestres taxidermizados como: Lobo-guará, Jaguatirica, Gato-maracajá, Gato-do-mato-pequeno, Gato-mourisco, Graxaim-do-mato, Quati, Lontra, Furão, Mão-pelada, Gambá-de-orelha-branca, Bugio, Lebre, Veado, Ratão-do-banhado, Capivara, Tamanduá-mirim, Tatu-galinha, Coruja-das-torres, Gavião-carijó, Maitaca-verde, Tucano-de-bico-verde, Lagarto-teiu. Todos os exemplares apresentados pertencem ao Bioma da Mata Atlântica.
O Museu da Terra e da Vida, parte expositiva do Cenpaleo, um dos poucos Museus de História Natural presente no território nacional, possui um acervo para visitação com mais de 60 mostruários que retratam a história do planeta Terra e do universo, desde sua formação até os dias atuais, com fósseis, minerais, rochas, artefatos arqueológicos e representantes de animais atuais.
Junte-se a discussão!