UnC – Colégio Mafrense realiza aula prática sobre a evolução do ser humano
19 de fevereiro de 2013
A turma do 8º ano do Colégio Mafrense realizou na sexta-feira (15), uma aula prática no Museu do Cenpáleo da UnC, pela disciplina de Ciências, ministrada pelo professor Cesar Moreira Paes.
A aula teve como objetivo estudar a evolução do ser humano. As teorias que explicam a evolução do homem são elaboradas por cientistas, com base em evidências fósseis. Uma atividade proposta na apostila do Dom Bosco sugeria que os alunos observassem uma imagem da réplica do fóssil de Lucy, Australopithecus afarensis descoberto em 1974 na Etiópia para comparar com o esqueleto do ser humano.
No desenvolvimento deste estudo os alunos puderam conhecer na prática um dos representantes dos nossos ancestrais, utilizando-se de esqueletos e animais taxidermizados de Bugios (Alouatta guariba), uma espécie de primata do Novo Mundo que habita o leste e sudeste do Brasil.
No estudo da anatomia comparada dos vertebrados entre os exemplares de Bugios com um esqueleto humano artificial foi possível verificar algumas características que se modificaram e possibilitaram nossa evolução. “Os humanos diferenciaram-se dos outros primatas por desenvolver várias características, como perda de pêlos, alterações no esqueleto craniano, curvatura da coluna vertebral em forma de S, alongamento dos ossos das pernas, modificações na pélvis para locomoção bípede que é a capacidade de se deslocar sobre dois membros inferiores.” (DOMBOSCO, 2013).
Junte-se a discussão!